Testes com medidores iniciam em janeiro

Estado

Testes com medidores iniciam em janeiro

Dispositivo elimina contato do transportador durante coleta de leite na propriedade

Por

Testes com medidores iniciam em janeiro

O Projeto Metodologia de Coleta de Automática de Amostras de Leite, desenvolvido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) em parceria com a Embrapa Clima Temperado e Cosulati, começará a fase de testes em janeiro e deve contribuir para um avanço significativo na qualidade da produção estadual.

Lançado em Capão do Leão, na semana passada, o mecanismo estudado há mais um ano consiste na automação completa da coleta do leite cru junto às propriedades por meio de um dispositivo desenvolvido com exclusividade para eliminar o contato do transportador com o produto.

Hoje, as amostras coletadas para análise são retiradas dos tanques de armazenamento pelo transportador. A adoção do sistema tecnológico, que conta inclusive com GPS e é instalado nos caminhões-tanque, permitirá que a coleta das amostras seja feita dentro de um sistema fechado, resfriado e autônomo, tornando desnecessária a manipulação do produto.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, o RS tem totais condições para expandir sua produção, conquistar mercados e ser líder nacional em qualidade. “Colocaremos o RS na posição de referência que ele merece. Teremos condições de dar garantias de forma absoluta à sociedade. Existe base genética, produção, qualidade, tecnologia e conhecimento para isso.”

O equipamento pode chegar ao custo de R$ 200 mil e está sendo desenvolvido por cinco empresas. De acordo com a pesquisadora em Qualidade do Leite, Maira Zanela, o sistema prevê a coleta automática sem interferência humana. Os equipamentos fornecem, em tempo real, dados como volume de leite, temperatura, hora de coleta, informações do produtor, do transportador e da indústria.

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, registra que o método permitirá maior mensuração de volumes e qualidade do leite entregue à indústria, mas frisa que, para se tornar realidade nas empresas, a proposta dependerá de incentivos.

Alguns deles ainda dispõem de GPS acoplado que permitem georreferenciar o processo, o que indica o local exato das propriedades e trava qualquer tipo de captação fora de rota. “É uma forma de qualificar o processo de rastreabilidade para conquistar novos mercados.”

A expectativa é que mais de 20 mil amostras de leite sejam coletadas nos próximos 15 meses. Conforme o secretário da Agricultura Ernani Polo, a implantação da Lei do Leite também ajudará a intensificar a fiscalização de toda a cadeia produtiva. “São vários processos que precisam ser monitorados para que o leite que sai bom da vaca chegue perfeito ao consumidor.”

Acompanhe
nossas
redes sociais