Terça chuvosa marca o início do verão

Vale do Taquari

Terça chuvosa marca o início do verão

Condições registradas ontem na região devem predominar ao longo da estação

Por

Terça chuvosa marca o início do verão
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O solstício de verão, considerado o dia mais longo do ano abriu ontem a estação no Hemisfério Sul. Nos próximos três meses, o tempo terá influência do fenômeno El Niño e deve ser marcado por condições semelhantes às registradas nos últimos dias na região: chuvas acima da média, calor e risco de temporais.

O tempo deve seguir instável nesta primeira semana de verão. De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), de Lajeado, o sol chega a aparecer entre nuvens hoje. No entanto, no decorrer do dia, novas instabilidades avançam sobre o estado e provocam pancadas de chuva, que podem ser fortes e acompanhadas de trovoadas. Pode haver sensação de abafamento em determinados momentos.

[bloco 1]

Amanhã, véspera de Natal, uma frente fria ingressa sobre o território gaúcho e deixa o tempo instável. Segundo projeção do CIH, muitas nuvens devem cobrir o Vale do Taquari e resultar em chuva a qualquer hora. A precipitação pode ser novamente intensa e acompanhada de temporais isolados.

Previsão meteorológica realizada no fim da semana passada pelos principais centros de meteorologia do país detalhou as projeções para o primeiro trimestre de 2016. Segundo análise dos especialistas, de janeiro a março, o tempo deverá se caracterizar por totais pluviométricos acima do normal climatológico em toda a Região Sul.  A avaliação indica ainda maior probabilidade de temperaturas acima da média em quase todas as regiões brasileiras.

Saiba mais

A palavra solstício provém do latim sol e sístere, que se traduzem como permanecer quieto. Durante o dia, o sol atinge a maior declinação em altitude, medida a partir da Linha do Equador. No solstício de dezembro, em especial, nas culturas romana e celta, se festejava o retorno do sol.

Na América Latina, o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data representa um marco no Calendário Maia, para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza.

No Peru, no meio do ano, é celebrada a Festa do Sol do Império Inca, uma apoteótica celebração do mundo andino do Hemisfério Sul. O imperador inca, os sacerdotes e o povo agradeciam o sol, que, segundo a tradição, fecunda a terra com seu calor e marca o início da época de plantio.

Acompanhe
nossas
redes sociais