Sindicância identifica erro de servidor, mas valida concurso

Você

Sindicância identifica erro de servidor, mas valida concurso

Relatórios foram entregues à promotoria nessa segunda-feira

Por

Vale do Taquari

Cruzeiro do Sul – Comissão formada para averiguar denúncia de irregularidades no concurso para motorista, ocorrido em junho, entregou pareceres ao Ministério Público (MP) nessa segunda-feira. Com mais de 50 páginas, a sindicância apontou irregularidades por parte de um servidor, na véspera das provas. No entanto, afastou relação do caso com supostos favorecimentos a determinados candidatos.

A documentação está sob análise do promotor Neidemar Fachinetto. De acordo com o assessor jurídico do município, Fábio Gisch, foram cumpridos todos os processos necessários. A partir do relatório da sindicância, observa, nada inviabiliza o Executivo de homologar o resultado do certame, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Constatou-se não haver irregularidades ou algo que direcionasse o concurso.”

No documento, constam seis depoimentos de servidores municipais, entre eles, dos quatro suspeitos de praticar com o caminhão da Secretaria de Obras no dia anterior ao da prova de direção. Desses, dois garantiram à comissão sequer ter estado no local apontado pela denúncia.

Os demais confirmaram estar na cascalheira do município quando foram flagrados por um outro candidato, que acabou filmando o ocorrido e denunciando o caso ao promotor Fachinetto. No entanto, ambos contrariaram a versão apresentada ao MP e comprovaram estar de folga naquele horário.

Um deles disse à sindicância que passeava nas imediações da cascalheira, quando avistou o caminhão. Então pediu permissão ao motorista para entrar, pois queria conhecer a barragem. Ainda garantiu não ter feito manobras ou subido no veículo.

A segunda pessoa que confirmou estar no local informou ter pego carona com o motorista do caminhão para esclarecer dúvidas quanto aos comandos da caçamba, já que a prova era no dia seguinte. Não dirigiu o veículo, afirmou, e apenas visualizou os comandos de dentro da cabine, como teria feito o primeiro candidato a adentrar na cascalheira.

Ação foi incorreta

A sindicância concluiu que o motorista do caminhão não poderia ter permitido o acesso das duas pessoas à cascalheira. Dessa forma, como o servidor infringiu lei municipal, o Executivo instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

O homem recebeu advertência no dia 24 de julho e tem até a próxima semana para apresentar suas alegações. Enquanto isso, informa o assessor jurídico Gisch, nenhum dos nomes relacionados na apuração pode ser divulgado.

Quanto aos outros servidores, embora tenham acessado área restrita, não cometeram falta grave, pois estavam de folga e não causaram danos ao patrimônio público.

Relembre

O Executivo iniciou a sindicância após interpelação do MP no dia 19 de junho. As irregularidades denunciadas pelo candidato teriam ocorrido na manhã do dia 12 – sexta-feira véspera das provas práticas. Informado sobre a situação, o homem se deslocou à cascalheira, por volta das 10h, e registrou em filmagens pelo menos dois candidatos.

Ambos estariam manobrando o caminhão com o logotipo da prefeitura em uma baliza improvisada com cascalhos. Ao perceberem que eram filmados, relata o candidato, o homem se escondeu e a mulher desceu do veículo e começou a questioná-lo sobre sua presença no local.

De acordo com a denúncia entregue ao MP, também estariam no local outros dois servidores do município. No entanto, eles não aparecem nas imagens. As provas foram realizadas no sábado, no Parque de Máquinas da Secretaria de Obras. Dois caminhões foram usados, entre eles, o que teria sido utilizado nos treinamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais