Dupla invade ginásio e rende 17 pessoas

Você

Dupla invade ginásio e rende 17 pessoas

Grupo de amigos foi surpreendido enquanto jogava vôlei na noite de segunda-feira

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O que era para ser um momento de diversão entre amigos se transformou em medo e apreensão. Enquanto jogava vôlei e preparava um churrasco, o grupo foi rendido por dois assaltantes na noite dessa segunda-feira. O crime ocorreu na localidade de Linha Boa Esperança Alta, na rua de acesso secundário ao centro. Entre as vítimas estavam 14 adultos e três crianças.

Crédito: Estevão HeislerEram 19h45min. O presidente do Esporte Clube União, Ornélio Becker, 63, recém havia acendido o fogo na churrasqueira, situada nos fundos do ginásio. Antes de começar a assar a carne, foi para a quadra de esportes chamar o responsável pelo grupo de amigos e questioná-lo sobre quantos espetos seriam necessários para a janta.

No caminho para a sala das churrasqueiras, ambos se depararam com dois homens saindo da escuridão. Em um primeiro momento, pensaram se tratar de jovens da vizinhança, que rotineiramente assistiam às partidas. Mas quando os estranhos se aproximaram, Becker pode vê-los encapuzados com toucas ninjas, usando luvas e armados com um revólver e uma pistola. “Nos mandaram parar e voltar para dentro do ginásio”, lembra o presidente.

Todos os presentes, na sua grande maioria casais acompanhados dos filhos, foram obrigados a se sentar no meio da quadra de esportes, exceto por uma mulher que carregava um bebê, que pôde permanecer em uma mesa paralela às redes, onde estavam os pertences das vítimas. As outras crianças começaram a chorar e gritar. Os assaltantes pediram aos pais para acalmá-las e avisaram que ninguém sairia machucado.

De acordo com Becker, um homem alto e magro cuidava do grupo rendido na quadra, enquanto o segundo coordenava o assalto e tomava conta da mulher com a criança. O alvo do roubo era o veículo Corola, pertencente a Oladir Luiz Wildner, 57. “Logo que nos sentamos onde mandaram, eles pediram pelas chaves do carro e questionaram se haviam algum sistema antifurto e gasolina para ir até Porto Alegre”, conta o presidente do clube.

Ao receber as chaves, o homem menor saiu do ginásio. Becker pôde percebê-lo ligando o veículo antes de retornar. Possivelmente para averiguar se as informações repassadas por Wildner eram verídicas, observa o presidente. Ao voltar, o assaltante revirou a carteira das vítimas e pegou os documentos do Corola.

A dupla fugiu na sequência, levando o carro e apenas dinheiro dos presentes. A Brigada Militar (BM) instantes após o assalto. A ação criminosa durou cerca de dez minutos. Ninguém foi agredido.

Apreensão na comunidade

O grupo de amigos se reúne todas às segundas-feiras e, uma vez por mês, costuma assar churrasco nas dependências do clube. O presidente Becker destaca a dificuldade de se prevenir a casos do gênero. “Vamos fazer o possível para afastar os criminosos, mas não tem como garantir 100%.”

Diante do fato, outros desportistas e usuários do clube adotam medidas para aumentar a segurança. Exemplo ocorrerá durante um baile de bodas de ouro, marcado para o dia 23. Os organizadores decidiram contratar vigias exclusivos para a noite.

O assalto também deixa moradores da comunidade apreensivos. “Isso mostra o quão estamos inseguros”, aponta Sara Pereira, 27, moradora vizinha ao clube. Já na noite de ontem, ela e o marido adotaram medidas para reforçar a segurança da casa. Portas e janelas foram trancadas mais cedo do que o costume, e motocicleta do casal, escondida.

Um morador associa a recorrência de assaltos no interior ao tráfico de drogas e à impunidade. “Enquanto os bandidos não forem punidos e a droga continuar chegando nas famílias dessa forma, a criminalidade vai continuar.”

Caso parecido em 2011

Em um domingo de abril de 2011, o presidente do clube passou por situação semelhante a dessa segunda-feira. Ele e amigos haviam se reunido no clube para jogar bocha. Todos tinham saído e Becker terminava de chavear o ginásio, quando dois homens armados se aproximaram e anunciaram o assalto.

Becker foi algemado, agredido e trancado no porta-malas do seu carro, um Fiesta Sedan vermelho. Os assaltantes o abandonaram em um matagal nas proximidades de um motel às margens da ERS-130, em Cruzeiro do Sul, e fugiram levando o veículo, R$ 1 mil em dinheiro e documentos.

A polícia localizou o carro três meses depois, em Pantano Grande. Estava pintado de preto e havia sido utilizado em um assalto.

Insegurança no interior

O ginásio está próximo à RSC-453, uma das principais vias gaúchas. A partir do acesso ao local, é possível seguir tanto em direção a Lajeado como para Venâncio Aires. Nas imediações da mesma rodovia, integrantes de outro clube foram assaltados em fevereiro de 2013. Dez diretores da Sociedade Baiuca, em Cruzeiro do Sul, foram rendidos por dois homens enquanto planejavam um baile.

Os assaltantes invadiram o clube armados com revólveres e encapuzados por volta das 20h45min. Todos os associados foram obrigados a se deitar no chão. A ação durou 15 minutos, e a dupla fugiu levando documentos, dinheiro e objetos pessoais das vítimas.

A polícia recomenda precaução aos moradores do interior, em especial à noite. De acordo com observação da BM, o hábito nas comunidades de deixar a casa ou carro destrancado deve acabar. Além disso, qualquer movimentação suspeita deve ser comunicada ao policiamento.

Cidade avalia instalação de câmeras

Administração municipal e empresários da cidade debatem a instalação de câmeras de vigilância no município. O mais provável é a adoção de sistema utilizado em Candelária e Agudo, no qual a distribuição das imagens é feita via rádio e a movimentação, acompanhada por monitores instalados na BM.

A prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, manifesta urgência na adoção de medidas capazes de aumentar a segurança local. De acordo com ela, apesar de o efetivo da BM ter sido reforçado, o município ainda está vulnerável. A proposta da administração municipal é colocar o plano em prática ainda neste ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais