Frente fria traz chuva. Tempo fica abafado

Você

Frente fria traz chuva. Tempo fica abafado

Dia deve ser marcado por grande quantidade de nuvens e temperatura elevada

Por

Vale do Taquari – O avanço de uma frente fria sobre o Estado deixa o tempo instável hoje. As pancadas de chuva registradas desde o fim da tarde de ontem devem se repetir na região. Segundo previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), a condição também deixa o tempo abafado, com temperaturas acima dos 30ºC.

03De acordo com a auxiliar técnica, Carolina Jung Heinen, a sensação de abafamento ocorre em dias que apresentam temperaturas e umidade relativa do ar elevadas. “Esta associação causa a sensação de desconforto e abafamento. Além disto, impulsiona a formação de nuvens carregadas, que geram as chamadas chuvas de verão.”

O tempo volta a melhorar amanhã, quando a nebulosidade começa a reduzir e o sol reaparece com maior frequência. Mesmo assim, pancadas de chuva ainda podem ocorrer. A sensação de abafamento persiste.

A frente fria se afasta do território gaúcho na sexta-feira, permitindo a gradual melhora do tempo no Vale do Taquari. A nebulosidade diminui no decorrer do período e o sol aparece em alguns momentos. Mesmo assim, pancadas de chuva passageiras ainda podem ocorrer. As temperaturas se elevam gradualmente, conferindo uma tarde com sensação de calor e abafamento.

Até o fim da tarde de ontem, o volume de chuva registrado pela Univates neste mês era de 18,8 milímetros. A média prevista para fevereiro é 130 mm.

Entenda

A Região Sul está localizada em uma zona de transição meteorológica e recebe influência de vários fatores. “Por isto, temos esta variação no tempo. Quando estamos sob influência de ventos de origem tropical, temos dias quentes, abafados e geralmente ocorrem chuvas nos fins das tardes. Esses ventos são oriundos da Amazônia, portanto, são mais quentes e úmidos”, observa Carolina

Além disto, frentes frias, oriundas do sul do continente, passam pelo Estado, trazendo chuvas e amenizando as temperaturas elevadas do verão. “Lembramos que estas condições ocorrem ao longo do ano, de acordo com cada estação. As condições descritas acima são típicas do verão.”

Acompanhe
nossas
redes sociais