Moradores pedem mais segurança

Você

Moradores pedem mais segurança

Após bloqueio de rua, município anuncia instalação de semáforo

Lajeado – Os frequentes acidentes e o excesso de velocidade presenciados na rua Fábio de Brito Azambuja motivaram os moradores do bairro São Cristóvão a protestar. Por quase meia hora, cerca de 40 pessoas bloquearam o trecho, na esquina com a rua Campos Sales.

01A iniciativa partiu da comunidade, que cobra mais sinalização no local, instalação de placas e redutores de velocidade. Segundo uma das organizadoras da manifestação, a aposentada Margarida Neila Parizzi, o grupo pede melhorias no trecho desde a retirada das lombadas eletrônicas, há mais de seis meses.

Sem resposta do governo, resolveram protestar. “Não sabíamos mais para quem apelar”, salienta. Segundo Margarida, chegaram a fazer uma abaixo-assinado que não foi entregue. Ela reclama também da falta de apoio dos vereadores, avisados sobre a situação.

Outros moradores, como o mecânico Alexandre Dassoler, relatam constantes acidentes no trecho. O último, de acordo com ele, aconteceu há duas semanas. Um motociclista estava na preferência, sendo atingido por um automóvel que saía da rua transversal. Com a batida, o condutor da moto foi arremessado para o outro lado da rua, quebrando a bacia e o braço.

“Estamos no limite, queremos alguma atitude”, enfatiza. Dassoler teme pela segurança dos filhos gêmeos de 9 anos e demais pessoas do bairro. Evita deixar que cruzem sozinhos a rua. Há 2 anos, um sobrinho de 6 anos foi atropelado. Apesar do impacto, o menino não se feriu. Poucas semanas depois do caso, relata a morte de um jovem no trecho. Este conduzia uma moto e bateu na traseira de uma caminhão.

Acidentes

De acordo com o capitão da BM, Fabiano Dornelles, neste ano foram registrados 60 acidentes com lesão no bairro São Cristóvão. Todos no perímetro municipal. Desses, pelo menos seis aconteceram na rua Fábio de Brito Azambuja.

Ele reforça a necessidade do município realizar um estudo no trecho, para identificar a melhor solução para reduzir o número de acidentes.

Mudanças previstas

Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito, Euclides Rodrigues, um semáforo será colocado no próximo mês na esquina das ruas Fábio de Brito Azambuja com a Coelho Neto. A mudança prevista deve auxiliar na redução da velocidade dos veículos e, em decorrência, ampliar a segurança em todo o trecho.

De acordo com Rodrigues, o município fez um estudo técnico no local há mais tempo. Parte do material, como postes e placas, está comprada. “A colocação do semáforo deve ocorrer no fim de outubro”, adianta.

Antes disso, menciona a necessidade de um estudo para definir o tempo de cada sinal, para garantir melhor distribuição do fluxo de veículos e pedestres nos quatro sentidos. Sobre a manifestação, relata como válida toda a forma de reivindicação, em especial, na Semana do Trânsito.

Acompanhe
nossas
redes sociais