Estrela – As portas do Ginásio da Soges, no centro, se abrem para a 6ª edição da Feira do Livro, que começa hoje às 8h30min. O evento segue até dia 26 com a presença de escritores Caio Riter, Dilan Camargo, Duca Leindecker e do patrono Augusto Cury. Realizada pela Secretaria de Educação e administração municipal, tem parceira com o Sesc. Todas atrações são gratuitas.
A abertura ocorre às 19h com pronunciamento de autoridades seguido de apresentação do grupo Vocal em Cena de Estrela. O tema desta edição é “Quando lemos tudo é possível: de raízes a asas”. Segundo a coordenadora da feira Sirlei Diedrich, a partir dele foi pensado tanto os trabalhos pedagógicos quanto a ornamentação e direcionamento da feira. As raízes se referem à base de conhecimento oportunizado na infância. E as asas surgem a partir das raízes, esclarece Sirlei.
Conforme o secretário da Educação, Marcelo Mallmann, a feira deste ano tem a proposta de expandir as atrações culturais e se tornar referência regional no segmento. Esta edição foi planejada para ir além de uma feira escolar e trazer a comunidade para o evento, esclarece. Para ele, com a presença de autores conceituados e de quatro livrarias, a feira chega ao seu auge.
A busca para formar uma população de leitores, segundo Mallmann, depende do incentivo que a comunidade recebe. Pensando nisto, diversas ações foram desenvolvidas durante o ano, tanto em escolas quanto no município em geral. Os grêmios estudantis foram convocados pela Secretaria de Educação para promover momento de contações de história para Educação Infantil.
Outra ação realizada pré-feira foi a distribuição de livros para comunidade. Em parceria com a imprensa, foram entregues as obras com a mensagem: “Depois de lido, repassasse o livro para que mais pessoas possam ler”. O secretário cita que a remodelação da Biblioteca Pública com informatização, contratação de um bibliotecônomo e aquisição de novas obras vem ao encontro do trabalho realizado na feira. Existe variedades de livros para que todos sintam vontade, completa.
Organização
As vitrinas literárias que estão pelas lojas da cidade também foram desenvolvidas pelas escolas. O projeto, em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Casis), ocorre simultâneo à feira. A partir das obras dos escritores presentes na feira, as escolas criaram vitrinas expondo obras, reflexões e materiais que representam o autor.
Cronograma
Hoje
Manhã, tarde e noite aberta para visitação, no Ginásio da Soges;
Às 19h30min, abertura oficial para comunidade e escolas, na Sede Social da Soges;
Às 20h apresentação Vocal em Cena.
Amanhã
Manhã, tarde e noite aberta para visitação, no Ginásio da Soges;
Às 17h, presença do autor Dilan Camargo com sessão de autógrafos, na Sede Social da Soges;
Às 19h30min, palestra com o patrono da feira Augusto Cury no Centro Comunitário Cristo Rei, aberta para comunidade.
Quinta-feira
Manhã, tarde e noite aberta para visitação, no Ginásio da Soges;
Às 8h45min, palestra com o cantor e escritor Duca Leindecker, na Sede Social da Soges;
Às 10h15min, palestra Duca Leindecker;
Às 14h30min, palestra Duca Leindecker
Às 16h, sessão de autógrafos com o escritor Caio Riter, na Sede Social da Soges;
Às 19h30min, Pocket Show Duca Leindecker, no Salão Social da Soges, aberto ao público.
Sexta-feira
Manhã e tarde aberta para visitação e encerramento da feira.