Chuva dá trégua, mas volta na quinta

Você

Chuva dá trégua, mas volta na quinta

Temperatura oscila em 18ºC durante a semana. Domingo marcou recorde do inverno

Vale do Taquari – A variação no tempo persiste pelos próximos dias. As áreas de instabilidade se afastam do Estado, resultando em tempo ensolarado para o Vale do Taquari entre hoje e amanhã. Nesta quarta-feira, a máxima atinge 25ºC. Mas, a partir de quinta-feira, a nebulosidade retorna e pode resultar em chuvas isoladas, inclusive para sexta-feira e no fim de semana.

03Previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates aponta o ingresso de um ar mais seco e frio a partir de hoje, o que garante o retorno do sol. O amanhecer tende a ser frio, com mínima na casa dos 6ºC na região alta do Vale e de 8ºC nas demais cidades. No decorrer do dia, a temperatura sobe de forma gradativa e chega a 17ºC.

O tempo ensolarado segue amanhã. Ainda pode fazer frio nas primeiras horas, com mínima de 7ºC, mas ao longo do dia ventos de origem tropical voltam ao Estado e proporcionam maior elevação da temperatura. Pode chegar a 25ºC.

Na quinta-feira, o sol ainda aparece. Mas a nebulosidade aumenta durante o dia devido à aproximação de uma nova frente fria. Podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite, com volumes pouco significativos. Termômetros variam entre 13ºC e 22ºC.

Segundo a auxiliar técnica do CIH, Fabiane Gerhard, prognósticos indicam que as áreas de instabilidade devem perder força na sexta-feira, o que diminui as condições de chuva e reduz a temperatura. A máxima não passa dos 17ºC e a mínima fica em 11ºC.

Para o fim de semana, os prognósticos indicam tempo instável. O sábado tende a registrar períodos de sol, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia devido à aproximação de novas áreas de instabilidade e pode resultar em chuva, com baixos volumes. Mesmas condições são previstas para domingo na região.

Queda de 18,5ºC em 24h

A maior temperatura deste inverno foi registrada no domingo. Às 15h30min, termômetros do CIH, em Lajeado, alcançaram 32,1ºC. Menos de 24 horas depois, despencaram para 13,6ºC – queda de 18,5ºC. No fim de semana, Torres teve a máxima do Estado: 33,5ºC.

De acordo com Fabiane, esta variação no tempo é muito comum na região Sul do país, sobretudo por estar em uma zona de transição. O tempo no Estado tem influência de massas de ar de origem tropical (Norte) e de origem polar (oriundas do Sul, próximo à Antártida). “Estas duas massas, em conjunto com outras, determinam as condições.”

No inverno, as chuvas são geralmente causadas pela passagem de frentes frias – vindas do Sul. Durante esta estação, observa a técnica, elas circulam com maior frequência e intensidade sobre o Estado. Na retaguarda destes sistemas frontais, estão as massas de ar seco e frio, que provocam as baixas temperaturas. “O inverno termina no dia 22 de setembro e ainda podemos esperar dias com frio.”

Dificuldade para trabalhar

A mudança repentina no tempo e as seguidas chuvas prejudicam sobretudo aqueles que contam com os dias ensolarados para trabalhar. A construção civil está entre as atividades mais afetadas. Para conseguir manter o canteiro de obras em pleno funcionamento, construtoras elaboram um quadro de serviços para cada situação.

Nos dias de tempo ensolarado, observa o supervisor de obras José Duarte, os trabalhos são concentrados na parte externa das construções. “Precisamos agilizar, pois caso a previsão indique chuva para os dias seguintes teremos que remanejar os operários para atividades internas, como reboco. Acaba que às vezes os serviços atrasam.”

Acompanhe
nossas
redes sociais