Lajeado – Sistema de cobrança pelo estacionamento privado da Univates pode ser implementado a partir do primeiro semestre de 2015. Quatro propostas de terceirizados estão em análise pela instituição, contendo desde o modelo do serviço como valor das tarifas. São 2,6 mil vagas para uma média diária superior a seis mil estudantes.
De acordo com o reitor, Ney José Lazzari, assim que selecionado um dos planos, ele passará por deliberação do conselho. Inexiste data para tal encontro, mas a previsão é para as próximas semanas. “Estudamos isso há seis meses. Se o grupo entender pela necessidade, sim, vamos começar a cobrança.”
A ideia de estacionamento pago surgiu após quatro estudantes acionarem a Univates na Justiça requerendo indenização por veículos furtados do pátio na última década. Um dos processos chega ao marco decisivo e, segundo o professor, está praticamente perdido. O valor da causa passa de R$ 60 mil.
“Se o Judiciário entender que precisamos zelar pelo patrimônio dos estudantes, assim faremos. Mas não temos condições de fazer isto sem implementar o sistema.” A cobrança seria remetida a todos, informa, inclusive professores e funcionários. O dinheiro arrecadado, exclusivo para melhorias no estacionamento e possíveis indenizações. Além disso, algumas empresas ofertam benefícios aos usuários, como suporte caso o veículo tenha algum problema.
A Univates é uma das poucas instituições de ensino superior no Estado com estacionamento interno gratuito. Nas avaliações da reitoria, o fluxo de veículos tende a aumentar de forma constante, visto o crescimento recorrente no número de alunos e o fato de que a grande maioria se desloca com transporte próprio.
A proposta divide opinião de estudantes. Parte elogia diante da dificuldade de encontrar vaga para estacionar, pois todas são ocupadas antes mesmo de as aulas do noturno começarem. Assim, são obrigados a recorrer para a avenida Avelino Tallini e transversais. Também acreditam que a mudança forçaria os motoristas a utilizar outros meios de transporte, como coletivo, ou então se dirigir à instituição com mais passageiros no carro.
Outra parcela prefere manter da maneira como está e critica a Univates por descontar da mensalidade percentual destinado ao estacionamento. De acordo com o reitor Lazzari, tal tarifa seria revertida para outros fins, como compra de equipamentos, em que hoje falta dinheiro.
Edifícios-garagem
Em paralelo, a Univates estuda construir dois edifícios-garagem no câmpus de Lajeado. Um deles ficaria próximo ao Centro Cultural e outro entre os prédios 7 e 8. Mas a proposta segue de forma lenta devido ao alto custo do investimento. Por vaga, o reitor estima a necessidade de R$ 20 mil. “Seriam milhões, valor a ser pago por muitos anos.”
Uma das propostas da instituição para amenizar o elevado número de veículos é o Projeto Carona, criado em 2009. Por meio de um sistema no site (www.univates.br/carona), pessoas que fazem o mesmo trajeto podem combinar de se encontrar e seguirem juntas até a aula.
Prevendo que muitas pessoas poderiam ficar com receio de dar carona a desconhecidos, a instituição estipulou o acesso ao site apenas para alunos regularmente matriculados, professores e funcionários. O usuário ainda pode escolher se disponibiliza como contato seu telefone ou e-mail.
Outra proposta incentivada pela entidade é a bicicleta. Professores, funcionários e alunos têm disponíveis 120 unidades. O sistema, nomeado de Bicivates, compartilha os veículos de forma gratuita.