Tempo melhora e frio volta com força

Você

Tempo melhora e frio volta com força

Massa de ar polar avança sobre o Estado. Mínimas chegam a 6ºC no fim de semana

Vale do Taquari – A frente fria responsável pelas áreas de instabilidade no Estado se afasta durante o dia, dando lugar a uma massa de ar polar. Meteorologistas preveem tempo ensolarado para o fim de semana e queda brusca na temperatura, entre 6ºC e 19ºC.

03De acordo com o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), pode gear na região alta do Vale do Taquari. Mesma condição se mantém para áreas da campanha, centro, norte e serra do Estado.

Esta sexta-feira começa com tempo instável e chuva, mas ocorre melhora gradual no decorrer do dia. No sábado, a massa de ar mais seco e frio ganha força e proporciona um dia de tempo firme, com predomínio do sol. O amanhecer deve ser mais frio e a tarde amena. As condições se mantêm para o domingo, ainda com bastante sol na região.

A partir de segunda-feira, essa massa de ar polar deve perder força, voltando a esquentar. No entanto, conforme o CIH da Univates, a previsão indica nova mudança do tempo a partir da metade da semana seguinte, com nova queda brusca na temperatura para o próximo sábado e domingo.

Acumulado atinge 71,3mm

A precipitação iniciou na madrugada de ontem na metade sul, campanha e oeste, e atingiu toda a metade norte e faixa leste até o fim do dia. Em Lajeado, o CIH da Univates registrou 22,3 milímetros de chuva até as 17h, totalizando 71,3mm neste mês, proporção equivalente a 37% da média esperada para julho (170mm).

De acordo com a instituição, houve excesso de chuva nos últimos dois meses. Em junho, a média esperada era de 150mm, mas o acumulado chegou a 268,7mm (79% acima). Em maio, foram registrados 180,1mm visto que a média prevista para o mês era 110mm (63% acima).

Com a chuva que volta a atingir o Estado, a Defesa Civil gaúcha colocou em alerta toda a sua rede de operações, incluindo as Coordenadorias Regionais, os municípios e outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros. Continuam desalojadas, em abrigos municipais, 632 pessoas, além de 3.806 que estão em casas de parentes ou amigos, em um total de 4.438 pessoas fora de casa por causa das enchentes das últimas semanas.

Variação na temperatura

Atuava sobre o Estado uma massa de ar quente, responsável pelo bloqueio atmosférico no centro sul do país, o que dificultava a chegada de novas massas de ar polar. Devido a este tipo de condição, as últimas semanas tiveram grande variação na temperatura. Conforme medição do CIH, a mínima deste inverno chegou a 4,5ºC em Lajeado, no dia 20 de junho, e a máxima de 29,6ºC, dia 5 deste mês.

De acordo com a MetSul Meteorologia, muitos gaúchos começam a se questionar se fará frio intenso ainda neste inverno. “Se por um lado vão ser registrados ainda muitos dias quentes neste inverno, que ninguém se engane porque teremos algumas jornadas geladas pela frente”, define a instituição de pesquisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais