Vale do Taquari – A discussão sobre o aumento no salário dos comerciários impede os supermercados de abrirem nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. O Sindicomerciários, entidade que representa seis mil trabalhadores de sete cidades do Vale, e o Sindigêneros, porta-voz dos empregadores, não entraram em consenso sobre o dissídio, do qual a data base venceu em março. Só estão autorizados a funcionar estabelecimentos com mão de obra familiar.
Enquanto as negociações continuam, nenhuma das redes de mercados podem convocar funcionários para trabalhar neste e nos outros feriados, avisa o presidente do Sindicomerciários, Marco Daniel Rockenbach. A entidade não abre mão de 2% de aumento real àqueles acima do piso. Os empregadores aceitam pagar 1,5%.
Funcionários com o salário base na carteira, o pedido é de 12,3% de reajuste. Significaria R$ 914 no fim do mês. A proposta do Sindigêneros fica próxima, abaixo apenas R$ 2. Conforme Rockenbach, esse quesito não é empecilho, o que tem travado o acerto são os 2%.
O que abre e fecha amanhã
Saúde: postos fecham na quinta-feira. Atendimento fica restrito à emergência e urgência
Bancos: agências fechadas no feriado