Canoagem vira alternativa para o turismo

Você

Canoagem vira alternativa para o turismo

Governo aposta em passeio de caiaque nas águas do Forqueta para atrair visitantes

Marques de Souza – Um dos maiores mananciais da região, o Rio Forqueta, passa a ser utilizado por esportistas para eventos de canoagem. Ação promovida pelo governo municipal, com apoio da L&E Eventos, reuniu 122 pessoas no primeiro Passeio de Caiaque, realizado no sábado.

04Os praticantes se encontraram no Camping do Sadol, em Picada Flor. Do local, partiram de ônibus até a comunidade de Três Saltos Médio, em Travesseiro, para iniciar o percurso de 12 quilômetros no rio. O objetivo era voltar até Marques de Souza.

A largada ocorreu às 15h45min e foram necessárias três horas para concluir o trajeto. No fim, cada participante recebeu frutas e água para recompor as energias. Canoístas de diversas cidades gaúchas acompanharam a atividade, como de Nova Araçá, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Estrela e Lajeado.

O idealizador do passeio, João Jung, quis aproveitar a fama da cidade como Capital Gaúcha dos Campings para conseguir mais adeptos. Em paralelo ao esporte aquático, Marques de Souza também oferece eventos como o Intercamping, campeonatos de futsal e de voo livre. A princípio, a canoagem deve ser realizada uma vez por ano, com a próxima agendada para 2015. “Pretendemos transformar esse passeio em um evento estadual.”

O prefeito Ricardo Kich acompanhou na prática a estreia da atividade e enfatiza ter sido um sucesso. De acordo com ele, o governo busca atrair turistas por meio, sobretudo, de atrativos naturais do município. “Aqueles que vêm uma vez, virão outra. Participam, divulgam a cidade. Mas para isso precisamos estar preparados para atender os turistas.”

Na opinião do gestor, Marques de Souza tem condições de organizar mais eventos do gênero, em que se envolve esporte, turismo e natureza. “As pessoas querem estar perto, dentro da natureza, mas não em competição e sim a lazer, como foi esse passeio.”

Percurso seguro

Um dos sócios da L&E Eventos, Luís Leandro Grassel, ajudou na organização do evento. De acordo com ele, o Forqueta oferece condições seguras para a participação de iniciantes. No trajeto, os participantes passaram por quatro corredeiras. “Tudo estava ótimo. Se o rio tivesse meio metro a mais, ficaria inviável de ser realizado, devido a esses trechos.”

Outro fato importante apontado pelo esportista é o fácil acesso e a limpeza do local. Segundo Grassel, a proximidade com as principais cidades, como Porto Alegre, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Soledade auxilia no crescimento e exploração do turismo.

Morador do Vale do Rio Pardo, elogiou as condições do Rio Forqueta, com água transparente, sem cheiro e com uma vasta natureza ao redor. “O local é top. Para a prática do turismo, então, é sensacional.”

Anfitriões aproveitam

Moradora de Marques de Souza, Célia Luana Arend, 23, conta que foi gratificante poder participar do evento com o namorado Adam Klein e os pais, Marlene, 51, e Delmar Arend, 63. “Foi uma oportunidade única, onde além de estar com quem você ama pude rever vários amigos e me divertir.”

Remando pela primeira vez, Marlene citou dificuldades no começo da prova. Mas conseguiu se adaptar rápido. No fim do passeio, ela brincou com o marido, que depois de alguns metros da saída sentiu uma lesão e teve que abandonar o caiaque. “Tive que te trocar por um instrutor”.

Turistas de todo o Estado

Morador de Porto Alegre, João Luiz Oliveira, o “Panela”, integrante do Grupo Desgarrados, participou do evento. “Foi um sábado fantástico na companhia de amigos que ficará guardado em minha memória” Ele brinca que estão pensando em residir em Marques de Souza no futuro, por causa da hospitalidade e receptividade dos munícipes. “Tô cansado de viver na capital, quero paz, sossego”

Andando pela primeira vez de caiaque, o morador de Travesseiro Sandro Feil destacou a diferença do passeio de caiaque com o futebol, esporte que é acostumado a praticar. No fim do evento, reconheceu estar com os braços cansados. Para ele, o rio poderia estar mais alto, dando mais adrenalina ao evento.

Acompanhe
nossas
redes sociais