Certel começa transição após 40 anos

Você

Certel começa transição após 40 anos

Atual vice, Erineo Henemann será candidato à presidência. Eleição ocorre dia 31

Por

Vale do Taquari – O grupo administrativo da maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação do país, a Certel Energia e também Certel Desenvolvimento, passa por transição. Egon Édio Hoerlle, 75, dirigente desde o princípio, abre espaço ao vice, Erineo José Henemann, 62. Ambos integram chapa única como vice e presidente, respectivamente, para as eleições do dia 31.

03Hoerlle é cooperado há quase 40 anos e faz história. Fundada em 19 de fevereiro de 1956, a cooperativa atuava para cerca de 500 associados em uma única cidade. Hoje, passam de 60 mil pessoas beneficiadas. Avalia ter cumprido seu papel. “O processo de modificação é fundamental para manter o desenvolvimento contínuo da entidade.”

Como lição ao associativismo, Hoerlle ressalta a gestão profissional, empreendedorismo e transparência, sem deixar de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades abrangidas. “No mundo atual, ou você cresce ou desaparece.”

O atual presidente ainda enfatiza a importância de valorizar o elemento humano. “Somente por meio da qualificação profissional, do respeito, atuando como líder, e não como chefe ou patrão, é possível que uma empresa tenha sucesso ao longo de 58 anos.”

Desde maio de 2009, a cooperativa atende à legislação do Poder Concedente. A Certel se desmembrou em duas novas cooperativas: a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) e a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel).

A primeira contempla a distribuição de energia elétrica. A segunda, outros negócios, como provedor de Internet CertelNet, hidrelétricas, viveiro, indústria de artefatos de cimento e operação de 66 lojas Certel no território gaúcho. Tal quadro engloba orçamento previsto em R$ 350 milhões para 2014. Ao todo, são 1,3 mil funcionários e um patrimônio superior a R$ 90 milhões.

Nova diretoria

A eleição ocorre dia 31 deste mês. A única confirmação é quanto ao local do evento: Parque do Imigrante, sede nos anos anteriores. De acordo com Hoerlle, a diretoria composta por 13 integrantes terá renovações, sem citar nomes. Todos passam por análise interna.

Acompanhe
nossas
redes sociais