Em três semanas, temperatura cai 23,7ºC

Você

Em três semanas, temperatura cai 23,7ºC

Meteorologistas preveem mais frio para o fim de semana. Pode chover no Carnaval

Vale do Taquari – Uma frente fria interrompe a sequência de dias chuvosos na região e provoca queda na temperatura. Variação entre a máxima do mês e a mínima, registrada ontem, chega a 23,7ºC. Previsão aponta mais declínio para os próximos dias e possibilidade de chuva para o feriado de Carnaval.

01Dados do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), de Lajeado, indicam que a maior temperatura de fevereiro ocorreu no dia 6, quando os termômetros chegaram a marcar 40,8ºC. Depois de três semanas, a mínima chegou a 17,1ºC.

Conforme estimativa da MetSul Meteorologia, pelo menos metade do feriado prolongado de Carnaval – de hoje até quarta-feira – deve ter tempo ensolarado no Estado. Na primeira metade do feriadão, o território gaúcho continua sob influência da massa de ar frio, que escoa em direção ao oceano.

A previsão indica para este fim de semana sol e algumas nuvens, com pequena chance de instabilidade isolada e passageira para o sábado. No período, as madrugadas devem ser amenas com mínimas entre 15ºC e 17ºC. As tardes, conforme avaliação da MetSul, ficam agradáveis com temperatura entre 27ºC e 29°C. Contudo, quem se dirigir às praias gaúchas deve encontrar frio.

O sol aparece entre nuvens na segunda-feira, com aumento na nebulosidade e possibilidade de chuva para a tarde e noite. A temperatura segue amena no dia do feriado de Carnaval e o risco de precipitação se mantém. Na Quarta-Feira de Cinzas, a nebulosidade deve diminuir e o sol volta a aparecer.

Previsão para o Litoral

Milhares de veículos seguem rumo ao Litoral gaúcho a partir de hoje. Além do trânsito intenso, as polícias rodoviárias pedem atenção redobrada aos condutores em virtude dos riscos de chover durante a viagem.

De acordo com a MetSul, o sol aparece entre nuvens hoje nas praias do Estado e algumas áreas podem registrar período maior de nebulosidade e chance de pancadas passageiras. Mesmas condições se mantêm para o sábado. Além do tempo úmido, as condições são propícias para vento e sensação de frio devido à temperatura amena.

No domingo, o sol predomina no Litoral Norte gaúcho. Na segunda-feira, o sol aparece com nuvens de manhã, mas o tempo passa a nublado e encoberto com chance de chuva da tarde para a noite. Na terça, a nebulosidade predomina e chove no decorrer do dia, não se descartando pancadas fortes. Na quarta-feira, o tempo melhora e o sol volta a aparecer na praia, apesar de nuvens, com ingresso de ar mais seco.

Variação

A primeira semana de fevereiro registrou intensidade histórica de calor. Superou as marcas feitas pelo CIH desde 2003, quando apontavam janeiro de 2006 como o período mais quente, quando as máximas alcançaram os 40,3ºC.

Fatores combinados provocaram a onda de calor. A água do Oceano Atlântico esteve mais quente que a média e o bloqueio atmosférico impediu o avanço de novas frentes frias causadoras de chuvas mais significativas. Formou-se um corredor de vento norte carregando ar quente de regiões tropicais para o Estado.

Essa onda de calor formou no Centro da América do Sul uma “bolha” gigante de ar quente associada à área de alta pressão. Foi considerada por meteorologistas como uma “panela de pressão” com ar quente aprisionado e se intensificando.

A sequência de dias tórridos agravou o efeito da ilha de calor urbano. As cidades registraram dias e noites muito quentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais