Escola abandonada abrigará 30 idosos

Você

Escola abandonada abrigará 30 idosos

Parceria entre município e empresa garantirá atendimento em até dois meses

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Encantado – O primeiro asilo no município deve ser inaugurado em dois meses e meio. O albergue ficará às margens da ERS-129, no antigo prédio da Escola da Santa Clara, desativada há mais de três anos.

O município assinou convênio com uma empresa, nessa terça-feira, para ceder a área de 800 metros quadrados por cinco anos. Nos quatro primeiros, o Executivo pagará as contas de água e luz do prédio. Em contrapartida, durante o uso da área, a instituição deixará cinco leitos á disposição do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

aSegundo a proprietária do lar, Elis Regina da Rocha, o local terá a internação de até 30 pacientes. Caso haja renovação do contrato, criará uma creche para os idosos. Diferente dos atendimentos fixos, outros passariam só parte do dia no lar.

A empresa começou nessa segunda-feira a reforma do imóvel de 242,9 metros quadrados. Seis pedreiros trabalham na obra, que terá cinco suítes e outros quartos com quatro leitos cada um. A troca do assoalho por sistema antiderrapante, adaptações em banheiros, instalação de corrimões, construção de rampas e o espaço para uma biblioteca são alguns dos itens.

A intermediação das negociações entre o município e a empresa foi feita pelo vereador Marcelo Deves. Com a disposição das cinco vagas, vê a possibilidade de auxiliar famílias carentes com o serviço. A triagem será feita pelo Cras e não há a informação de critérios ou divulgação de lista.

Procura regional

A empresa tem outro asilo desde 2007 em Bom Retiro do Sul, com 29 pacientes. Para Encantado, prevê a contratação de 20 funcionários entre: médicos, enfermeiros, cuidadores, professor de Educação Física, nutricionista e cozinheira.

Conforme Elis, pelo menos quatro famílias pediram leitos particulares. Destas, três são de Doutor Ricardo. “Ter um lar na cidade facilitará o acesso dessas famílias da região alta.”

Pessoas de Roca Sales e Vespasiano Corrêa telefonaram pedindo informações. O custo mensal com as internações varia de dois a quatro salários mínimos. Pacientes sem dificuldades de locomoção têm mensalidades mais baixas, já os mais dependentes mais altas.

Qualificação gratuita

A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece em julho mais um curso gratuito de cuidador de idosos. O projeto integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Há 35 vagas disponíveis. As aulas ocorrerão nas quartas-feiras, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O curso ocorre de 17 de julho e a dezembro.

Conforme a secretária de Assistência Social, Valéria de Castro Caldas, tem uma turma participando o curso. Mais informações e inscrições podem ser feitas no Cras, na Rua Duque de Caxias, 1179, ou pelo (51) 8048-1280.

Acompanhe
nossas
redes sociais