Dália apresenta sistema de rastreabilidade

Você

Dália apresenta sistema de rastreabilidade

Consumidor pode verificar pela internet a procedência do produto que comprar

Por

Vale do Taquari – Dália Alimentos, de Encantado, se tornou a segunda empresa do país a ter um sistema de rastreabilidade da produção desde a propriedade até a indústria.

A novidade foi apresentada nesse sábado durante a comemoração dos 66 anos da cooperativa. Na ocasião, foram inauguradas duas novas linhas de produção, na fábrica de leite em pó, no Distrito de Palmas, em Arroio do Meio.

dImplantado em parceria com a indústria de embalagens longa vida, Tetra Pak, o sistema permitirá ao consumidor verificar a origem do leite produzido. “O cliente pode verificar, pela internet, onde, quando, como e por quem o leite foi envasado”, destaca Gilberto Piccinini, presidente do Conselho de Administração reeleito antes da cerimônia.

O prefeito Sidnei Eckert enalteceu o projeto de sanidade implantado na cooperativa. “Temos a certeza da qualidade do leite.” O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Virgílio Perius, citou a Operação Leite Compen$ado – deflagrada pelo Ministério Público – para reprimir fraudes na produção leiteira.

Conforme ele, o fato de nenhuma cooperativa ter sido envolvida comprova a preocupação com a segurança alimentar.

Para o deputado, Edson Brum (PMDB), uma lei deveria ser criada para proibir os envolvidos na fraude possam produzir de novo. Cita como exemplo as regras referentes à adulteração de combustível.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, elogiou o projeto de condomínios leiteiros a ser implantado nos próximos meses, tendo por objetivo aumentar a rentabilidade, a produtividade e garantia da sucessão nas propriedades.

A Cooperativa de Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel) foi fundada em 15 de junho de 1947, por 387 produtores da região alta do Vale do Taquari.

Investimento

As novas linhas de processamento começam a operar em agosto. Serão produzidos leites especiais, tendo na primeira linha a fabricação de leite integral, semidesnatado e desnatado. O envase será feiro pela máquina Tetra Pak A3 Speed, com capacidade para envasar 15 mil litros de leite por hora.

Na segunda linha, serão produzidos leites aditivados com cálcio, ferro e vitamina e com redução de lactose. O produto será elaborado com o equipamento Tetra Pak A3 Flex, com capacidade para envasar oito mil litros de leite por hora.

Para o mês de dezembro a terceira linha de processamento começa a operar, fabricando creme de leite e bebida láctea saborizada. A capacidade será para produzir nove mil unidades/hora de 200 ml.

Acompanhe
nossas
redes sociais