Fruki analisa 52 áreas para nova fábrica

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Fruki analisa 52 áreas para nova fábrica

Prefeitos disputam aplicação de R$ 60 mi na produção de chás, sucos e energéticos

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Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vales do Taquari e Rio Pardo – A diretoria da Fruki desmente as suposições de Fazenda Vilanova ser o município escolhido para receber a fábrica de chás, sucos e energéticos. A avaliação das áreas oferecidas por 52 prefeitos do estado continua. Ao todo, o investimento deve chegar a R$ 60 milhões.

fDe acordo com o diretor-presidente, Nelson Eggers, a empresa se concentra para terminar a construção do Centro de Distribuição (CD) em Canoas, onde necessita de readequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida, todos os esforços serão para concretizar a fábrica.

Na próxima semana, Eggers recebe oito prefeitos que apresentam suas propostas. Para efetivar as negociações, dois consultores definem planos de negócios e estudos das novas áreas. A empresa monta um comitê para analisar em qual município a fábrica será instalada – cuja previsão é de estar produzindo até o fim de 2014.

Líderes regionais esperam que o investimento fique na região, onde funciona em Lajeado a matriz, acumulando receita de R$ 192 milhões no ano passado.

Na opinião do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), José Luiz Cenci, ex-prefeito de Fazenda Vilanova, a Fruki instalará a planta no Vale.

O mais provável, de acordo com ele, é a empresa optar por seu município. Em 2012, Cenci começou as negociações e ofereceu uma área de 20 hectares às margens da BR-386, à 500 metros do pedágio. Eggers adverte para não criar falsar expectativas, sob o risco de se decepcionar caso a empresa escolha outra região.

Saiba mais

A Fruki é uma das principais fábricas de refrigerantes do estado, com 12% no mercado de refrigerante; 15% em água mineral e 35% no de reposição energética.

A empresa detém 13% do mercado total do setor no estado, atrás da Coca-Cola e da Ambev. A meta é subir mais sete pontos percentuais até 2020. A partir daí, pensar em expansão nacional, até com fábrica em outro estado.

Para acelerar o mercado da Região Metropolitana, responsável por até 45% da receita da Fruki, inaugura no próximo mês um centro de distribuição, em Canoas. O investimento de R$ 20 milhões foi feito em paralelo a outro, de cerca de R$ 13 a R$ 15 milhões, na modernização da unidade de Lajeado.

Histórico

A Bebidas Fruki começou no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio, com a família Kirst. Na década de 1960, foi em busca de expansão. Com a construção da BR-386, comprou área em Lajeado, para onde se transferiu em 1971.

Foi a primeira empresa do Vale a usar computadores em sua gestão e a instalar uma estação de tratamento de afluentes. Em 1998, ampliou sua capacidade produtiva para 300 milhões de produto por ano.

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