Imigrante festeja crescimento industrial

Você

Imigrante festeja crescimento industrial

A 1a edição da Expofesta mostra o desenvolvimento do município nos 25 anos

Por

Imigrante – O município colonizado por alemães e italianos comemora nos 25 anos de emancipação o desenvolvimento econômico da indústria e do agronegócio. O empreendedorismo e a profissionalização são apontados como os principais fatores que elevaram a qualidade de vida.

eCom a primeira edição da Expofesta, a administração municipal pretende mostrar as potencialidades e atrações turísticas. O público esperado para os três dias de evento é de 15 mil pessoas.

Uma das conquistas da cidade de 3.133 habitantes é a diversificação econômica. A indústria representa mais de 50% da receita. O cactário e o Convento Franciscano São Boaventura atraem milhares de turistas durante o ano. Empresas metalúrgicas, produtos de limpeza, cutelaria, confecções, laticínios, luminárias, cosméticos, móveis e esquadrias completam diversificação.

A agricultura não foi ofuscada pelo crescimento da indústria. O meio rural se mantém e produz quantidades significativas. A criação de frangos de corte representa o maior retorno financeiro para cidade. São mais de 400 propriedades.

Os jovens começam a liderar as propriedades, e o foco está na qualificação. O município paga mais da metade do transporte para universidades e incentiva o ingresso em cursos técnicos.

Carências e projetos

Para o prefeito Celso Kaplan, as principais carências do município estão nas áreas do turismo e telefonia. O potencial turístico não está bem explorado. Ressalta que projetos estão sendo desenvolvidos para divulgar mais o nome da cidade. A Turisvale surge como opção para aumentar a visitação.

A telefonia móvel é o principal problema. Menos de 30% do território tem cobertura. Apenas uma operadora está disponível, e Kaplan busca melhorias na Anatel. Foi a Brasília em busca de solução e está otimista. “É lei ter mais de uma operadora no município.” Caso não consiga, buscará alternativas na Promotoria.

1ª Expofesta

A feira reúne mais de 60 expositores na praça e no ginásio municipal próximo da prefeitura. Agricultores, indústrias, serviços e lojas estarão presentes.

Conforme Tatiane Gartner, a intenção é mostrar a cultura da cidade aos visitantes. Haverá uma acesso para o cactário, e os turistas serão convidados a conhecer o Convento São Boaventura, em Daltro Filho.

Shows para todos os gostos se iniciam a partir das 13h30min de sábado. Atrações infantis e para terceira idade estão previstas. O horário de visitação no domingo é das 10h às 22h. O ingresso custa R$ 7. Crianças menores de 7 anos não pagam.

Oportunidade na feira

O casal, Roberto Lorensine e Cristiane Lorensine, ambos com 27 anos, se prepararam há mais de uma semana para a primeira exposição. Esperam divulgar os produtos de sua agroindústria em Linha Harmonia Alta.

Pães, biscoitos e derivados são produzidos pelo casal no Sítio Sabor Colonial. A 1a Expofesta surge como oportunidade para conquistar mais clientes. Lorensine almeja incluir o sítio em um roteiro turístico, projeto desenvolvido com uma agência do município.

Decidiu manter a tradição da família, após perceber a rentabilidade do negócio. “Somos uma empresa, estudamos para aperfeiçoar nosso negócio.”

Programação

Sábado

10h – Encontro Estadual de Grupos de Danças Alemã Infantil

13h30min – Baile da Melhor Idade

Banda Zabadak

Banda Imigração

Banda Energia Positiva

21h – Show com Santanna

22h – Show com O Bando

22h30min – DJ Guto – Residente do Café Virtual Lajeado

23h – Show com Acústicos e Valvulados

24h – DJ Kriok

Domingo

10h – Show infantil com Os Peraltas

13h30min – Show com Banda Choppão

15h – Show com Brilha Som

16h30min – Show com Banda Barbarella

18h – Show com Banda Alma Nova

19h30min – Show com César Oliveira e Rogério Mello

20h30min – DJs Cristiano e Karamelo

Acompanhe
nossas
redes sociais