Moradores disputam espaço com veículos

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Moradores disputam espaço com veículos

Famílias de Conventos pedem estrada alternativa para desafogar tráfego da ERS-421

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Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Lajeado – Oitavo bairro mais populoso da cidade – com 3,4 mil habitantes, Conventos carece de estradas secundárias para que moradores se desloquem a outras regiões. A principal rota é pela ERS-421, rodovia que liga a BR-386 aos municípios de Forquetinha, Canudos do Vale, Sério e Boqueirão do Leão.

cEm meio ao intenso tráfego de veículos há escolas, empresas e a movimentação diária dos moradores. O risco de acidentes se agrava nos horários de maior movimentação, quando a maioria das pessoas retorna para casa. Em certos dias a situação é caótica: carros e pessoas disputam espaço.

Segundo estatística da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), feita em 2011, em torno de 70 veículos circulam por hora no trecho. Para o comandante do policiamento, primeiro sargento Paulo Renato Bernardi, é preciso atenção dos condutores para evitar acidentes.

Ressalta que fiscalizações são feitas com recorrência para conscientizar motoristas a respeitar os pedestres e a legislação. O empresário Zeno Kunzler, 78, ressalta que acidentes são recorrentes. Seu neto trocou a escola do bairro por um educandário no centro este ano. Tinha medo que ele fosse atropelado. “Estamos inseguros com esse movimento.”

Kunzler critica as condições da rodovia. Cita que inexiste acostamento e calçada em diversos trechos. Acredita que é preciso projetar alternativas para desviar o trafego de veículos deste perímetro.

Roberto Schneider, 47, busca seu filho Daniel, 5, todos os dias na escola municipal Vida Nova. Enfatiza que a solução mais plausível é concluir a Av. Benjamin Constant. Grande parte dos motoristas poderiam desviar do centro do bairro.

Conventos tem mil habitantes a mais que o município vizinho, Forquetinha, que tem 2,4 mil moradores. Desde 2007, cerca de 220 pessoas se mudaram para Conventos.

Município acena com solução

A secretária do Planejamento, Marta Peixoto, projeta mudanças no sistema viário do bairro. Uma das alternativas apontadas por ela é a abertura de uma avenida com 24 metros, que ligará a ERS-421 à Av. Benjamin Constant. A construção do acesso está em andamento, próximo da igreja evangélica. Entre outras medidas, Marta projeta alargar o acostamento e construir calçadas.

Rodovia carece de melhorias

A rua Pedro Theobaldo Breitembach, como é conhecido o trecho da ERS-421 que atravessa o bairro, está repleta de buracos e ondulações. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o desgaste da rodovia se agrava pelo intenso fluxo de veículos pesados, somado a infiltrações no asfalto.

Em diversos pontos a estrada está esburacada e motoristas andam na contramão para desviar. O conserto é reivindicado pela comunidade há anos.

Um desnível em frente à casa de Noemia Kunzler, 58, dificulta a entrada de veículos à propriedade. No fim de 2012, ao desviar da ondulação na pista, seu marido quase foi atingido por um carro que trafegava em alta velocidade.

Segundo moradores, há mais de dez anos é cobrada a reforma completa da rodovia. “Talvez só comecem a trabalhar quando alguém morra em um acidente.”

Acesso pela BR-386 é precário

Cruzar a BR-386 no quilômetro 340, acesso ao bairro Conventos, é um risco iminente. Acidentes no trecho acontecem com frequência e cobranças por um solução são feitas há anos.

Uma alternativa discutida com mais intensidade desde 2011 é a construção de um viaduto nas proximidades. O projeto orçado em R$ 4 milhões tramita no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A última morte registrada no cruzamento foi de Magali Shroeder da Silva, no feriado de Finados, em 2 de novembro do ano passado. Ela tentava cruzar a pista quando bateu em um caminhão. A jovem morreu na hora e outras duas adolescentes ficaram feridas.

Em setembro, outro acidente evidenciou a importância de melhorias no trecho. Licério Auler, 67, morreu depois de ser atingido por um Astra. A vítima dirigia seu ciclomotor no acostamento.

O Executivo investiu R$ 43 mil no projeto do viaduto, o qual levou mais de um ano para ser concluído. Além de avaliar as partes técnica e estrutural, foi realizado um estudo do solo. Agora, tramita no Dnit, em Brasília, para aprovação e liberação de recursos.

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