Polícia mira 28 suspeitos de levar carros

Você

Polícia mira 28 suspeitos de levar carros

Operação fiscaliza veículos em todos os municípios sem previsão de ser concluída

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vale do Taquari – O aumento de carros furtados na região nos últimos meses foi o estopim para a Brigada Militar (BM) começar uma ação especial. Desde setembro é registrada uma média de um caso por dia. Para coibir o crime, a polícia mira 28 suspeitos por meio da Operação Sitiados. Sem data para encerrar.

pO movimento começou às 17h dessa quarta-feira. Barreiras foram montadas nos principais acessos das 38 cidades que compreendem o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO-VT).

Desde que houve o crescimento no crime, agentes do setor de inteligência mapeiam horários e investigam pessoas que possam estar envolvidas. O estudo será executado. Cada município terá atividades diárias, em horários distintos.

De acordo com o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO-VT), Antônio Scussel, dezembro é um mês preocupante, em que os índices de criminalidade aumentam. O motivo se deve ao movimento intenso no comércio, em função do Natal e Ano-Novo, e do indulto – benefício que os presos recebem para ficar em casa do dia 20 de dezembro até 2 de janeiro.

Scussel prevê que a operação leve semanas. “Temos que neutralizar o problema. A prisão dos suspeitos é a alternativa.” Cita que mais da metade dos veículos levados foi recuperada.

O comandante acredita que retirar essas pessoas das ruas resulta em redução da criminalidade. Conforme ele, a operação ganha força com a atuação dos 32 soldados que se formam na cidade.

Lajeado é a campeã

Os registros em Lajeado são os maiores do Vale. Em outubro, foram 26, sendo que houve dez recuperações. Em novembro, o número subiu para 33 casos até o dia 28. As ruas transversais ainda são o maior problema.

Um levantamento feito pelo órgão no mês passado mostrou que um veículo foi roubado ou furtado diariamente na cidade. Em 22 dias sumiram 12 carros e dez motocicletas. A maioria dos casos foi no centro. A justificativa é sempre a mesma: fluxo maior de carros e de pessoas.

Mais de 5,1 mil fiscalizados

No primeiro dia, quarta-feira, a atividade começou às 17h e foi até as 23h. Automóveis e motocicletas foram abordados totalizando 2.973. Só em Lajeado, cinco barreiras foram montadas: nas ruas Bento Rosa, Carlos Spohr Filho e Beira Rio; e nas avenidas Benjamin Constant e Senador Alberto Pasqualini.

Dos fiscalizados, 22 acabaram recolhidos por irregularidades. Foram realizados 103 autos de infração de trânsito. Entre as principais ocorrências, estão 15 condutores sem habilitação, quatro com CNH suspensa ou cassada, 12 casos de veículos com licenciamento vencido e seis motociclistas autuados sem capacete.

Registrados ainda 12 casos de detenções, sendo dois por lesão corporal culposa, quatro por violação da suspensão de dirigir, dois de condutor sem habilitação ou cassada, além de quatro registros de permissão ou entrega de direção a pessoa não habilitada. A Operação Sitiados II deve ter sequência nos próximos dias.

Nessa quinta-feira, durante o dia, a operação começou em Encantado. Foi preso um foragido e duas pessoas com peças de veículos furtados. À noite, a polícia novamente formou barreiras na cidade e fiscalizou 2.172 veículo.

RESULTADOS

5.145 – veículos fiscalizados;

35 – veículos recolhidos;

7 – Carteiras Nacionais de Habilitações apreendidas

127 – veículos autuados, sendo os seguintes autos de Infração de Trânsito:

22 – Sem habilitação;

6 – CNH Suspensa ou Cassada;

4 – CNH Vencida;

5 – Sem cinto de segurança;

1 – Veículo sem equipamento obrigatório ou ineficiente;

24 – Sem Licenciamento/Registro;

17 – Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório;

7 – Motociclista sem capacete;

79 – Outros AITs

Prisões:

2 – Lesão Corporal Culposa;

6 – Violação da Suspensão de dirigir;

3 – Condutor sem habilitação ou cassada;

6 – Permitir ou Entregar a direção a pessoa não habilitada.

Acompanhe
nossas
redes sociais