Receita municipal cresce 37% em cinco anos

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Receita municipal cresce 37% em cinco anos

Vereadores analisam proposta de orçamento, estimado em R$ 13,5 milhões para 2013

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Câmara deSanta Clara do Sul -O Executivo encaminhou à câmara a receita orçamentária, estimada em R$ 13,5 milhões, para a gestão de 2013. O documento foi baixado para análise e deve ser colocado em votação no próximo encontro, agendado para o dia 23. Nos últimos cinco anos, o valor aumentou em R$ 5 milhões.

oA exemplo de outros anos, a educação recebe o maior percentual de investimentos. Em 2013, a Secretaria da Educação contará com 27,82% do orçamento, totalizando R$ 3.755.671,00.

O valor foi orçado com base nas transferências constitucionais, na receita própria, em demonstrativo de previsão repassado pelos governos federal e estadual e em estudos técnicos da equipe administrativa relativos às possibilidades de arrecadação.

A proposta orçamentária foi discutida em audiência pública realizada na data de 29 de outubro de 2012.

Remanejamento de R$ 5 mil

Os vereadores remanejaram R$ 5 mil da categoria de Equipamento e Material Permanente para a de Material de Consumo, ambas do Legislativo. De acordo com a proposta, o recurso atual era insuficiente para cobrir as despesas até o fim do ano, como a compra de folhas de ofício, material de limpeza e outros.

Lixeiras defasadas

Na semana passada, os vereadores reclamaram das más condições das lixeiras municipais. José Antônio Goergen (PT) solicitou ao Executivo a concessão de um funcionário público para recolher resíduos que ficam depositados no entorno das lixeiras, pois de acordo com ele, este trabalho não é feito pela empresa responsável pela coleta.

Márcia Regina Bald (PDT) cobrou a realização de uma campanha de separação de lixo. Para ela, é necessário conscientizar as pessoas a depositarem os resíduos de forma correta. Defendeu o requerimento de Otário Herrmann (PP), que cobrou a instalação de mais lixeiras no interior, sobretudo em Nova Santa Cruz.

Paulo Maehler (PMDB) observou que no seu período de secretário de Obras era feita a coleta dos materiais no entorno dos cestos. Para Maehler, não adianta recolher o lixo se as pessoas não estão conscientizadas em separar e a depositar nos locais corretos.

Orçamentos

2009 – R$ 8,5 milhões

2010 – R$ 9 milhões

2011 – R$ 10,2 milhões

2012 – R$ 12,2 milhões

2013 – R$ 13,5 milhões

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