Candidatos prometem combater a drogadição

Você

Candidatos prometem combater a drogadição

Proposta é ampliar o tratamento de usuários

Por

aAs constantes ocupações de espaços públicos por usuários de drogas tendem a diminuir nos próximos quatro anos. Os candidatos Juliana Baiocco (PV), Marcelo Caumo (PP) e Luis Fernando Schmidt (PT) se comprometeram a combater o índice de drogadição no município, um dos grandes fatores para a criminalidade.

Para Juliana, é necessário que os programas sejam organizados por todas as secretarias. Acrescenta que buscará os programas federais e aplicará projetos para ocupar os jovens no turno inverso às aulas. A recuperação dos espaços públicos é outra meta da representante do PV.

Candidato da situação, Caumo continuará com os projetos atuais e incentivará programas para o turno inverso às aulas, como oficinas e cursos profissionalizantes. Salientou que ampliará o tratamento de dependentes químicos. Acrescenta que é necessário fazer um trabalho de ressocialização para evitar o retorno às drogas.

Schmidt, por sua vez, prometeu implantar o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) – segundo ele, o instalado não cumpre o papel efetivo. Quer ampliar a parceria com a Central e firmar outras com igrejas, mantendo os jovens longe das drogas.

Todos se comprometeram a continuar os programas eficazes do governo municipal.

Melhorias no trânsito

Outra reclamação constante dos lajeadenses é quanto ao trânsito. Todos apresentaram propostas de grandes alterações no sistema viário do município.

A substituição do atual departamento de trânsito por uma secretaria específica para o setor está nos planos de Juliana. A nova unidade será voltada para planejar outros setores também, como a segurança e a acessibilidade. Prometeu reestudar o plano viário, com novo modelo de estacionamento rotativo e incentivo ao uso do transporte coletivo.

Os demais têm propostas na mesma direção. Caumo tem como ideia incentivar o uso de ônibus pela maioria dos lajeadenses e afirmou que melhorará todos os abrigos de usuários a partir do próximo ano. Outra opção é mudar o polo comercial, deixando-o mais afastado da região central.

O petista Schmidt diz que as mudanças serão conversadas com a comunidade. Além de estimular o transporte coletivo, sugerirá à direção do Hospital Bruno Born a alteração no estacionamento de ambulâncias. Quer que estes veículos fiquem estacionados nos fundos da instituição, desocupando a rua de acesso ao pronto socorro.

Confira ao lado as propostas dos candidatos às perguntas formuladas pelo jornal A Hora, em debate realizado nesta quinta-feira.

Pergunta livre entre candidatos

Pergunta de Luis Fernando Schmidt para Marcelo Caumo: Se por ventura fores o prefeito, manterás o mesmo secretariado?

Resposta Caumo: A nossa proposta é voltada para uma nova Lajeado. O compromisso de mudança e de substituição foi apresentado desde o nosso primeiro programa e vai colocá-lo em prática. Cláudio Schumacher e Carmen Regina Cardoso auxiliarão neste novo projeto.

Réplica Schmidt: Ele diz que quer mudar, mas não ouvimos quem seria substituído. Se há uma troca, a comunidade tem o direito de saber quais pastas haverá novos secretários?

Tréplica Caumo: O compromisso é assumido para ser cumprido. Haverá profundas alterações. Cada problema se resolve por vez. Primeiro passo é a eleição. Ganhando, no dia seguinte serão escolhidos. Nem técnico, nem políticos. Será um meio termo.

Pergunta de Juliana Baiocco para Marcelo Caumo: A pergunta do Schmidt é de quem ficaria e de quem será substituído. É importante que a comunidade saiba quem sairá.

Resposta Caumo: Volto a afirmar que haverá mudança profunda e será posta em prática depois da eleição. Não tenho o direito de admitir nem demitir até 31 de dezembro. A nossa equipe será construída do dia 8 (de outubro) até o dia 31 (de dezembro). Vários contatos foram feitos com líderes da comunidade, e nenhum deles tem filiação partidária.

Réplica Juliana: Insisto inclusive para ajudar, porque tem uma proposta de uma Nova Lajeado. Tu estás há quase 12 anos nessa administração. Já tem nomes para entrar, mas é um grupo junto com o prefeito. Terá gente desse grupo que sairá?

Tréplica Caumo: Essa reformulação não é apenas no secretariado, mas também nos cargos de comissão. São ciclos que se encerram e outros que se iniciam. A nossa plataforma de governo é cobrar resultado. Todos os que se enquadrarem no perfil, estão convidadas a permanecer no governo.

Pergunta Marcelo Caumo para Luis Fernando Schmidt: Lajeado tinha destinada uma área para o presídio e o estado não aplicou nada. O que pretendes fazer com essa área?

Resposta Schmidt: Digo com maior tranquilidade que teremos que conversar com a comunidade. Foi um problema de licenciamento ambiental iniciada no outro governo que não conseguiu fazer esta obra no município. Não temos recursos viários para instalar um complexo industrial, como você propôs. Ele tem que respeitar locais com espaços para escoamento.

Réplica Caumo: O acesso era uma das exigências para a definição dessa área. Ela se enquadra para um distrito industrial. Estaríamos deslocando para uma das regiões mais vulneráveis da cidade algo importante, podendo arrumar trabalho para quem está desempregado. Usaremos a área que antes era do presídio para criar um distrito industrial.

Tréplica Schmidt: Volto a dizer que, em termos de infraestrutura, não é adequada. Temos uma área importante junto à ERS-130. Por que investiremos em infraestrutura caríssima desde a ERS-130 até este local? Penso que temos áreas melhores ao longo da ERS-130 e uma área do atual distrito industrial na BR-386, próximo dos bairros Imigrantes e Conventos.

Pergunta Luis Fernando Schmidt para Juliana Baiocco: Quero te perguntar, no teu ponto de vista, qual é a área que a população mais se preocupa com as políticas sociais?

Resposta Juliana: Entendo que a prioridade é a da saúde. São várias as reivindicações, como postos de saúde, filas para agendamento de consulta. Temos propostas de rever a distribuição das fichas, ficando para o dia anterior à consulta. Precisamos aumentar o efetivo nos postos de saúde, aproveitando o curso de Medicina que a Univates quer implantar. Além dos postos 24 horas em alguns bairros.

Réplica Schmidt: A Univates tem um papel social importante e com a faculdade de Medicina queremos ampliar essas parcerias para atender a comunidade. Queremos acelerar o processo de municipalização da saúde, onde se aumenta a responsabilidade, mas se tem muitos recursos. E nós temos que buscar recursos nacionais e o Ministério da Saúde tem muito dinheiro.

Tréplica Juliana: Também vemos a Univates importante. Vemos um tripé importante: prefeitura, HBB e Univates. Esses três setores precisam de um entendimento próximo desses três setores porque envolve Saúde, Educação e Desenvolvimento econômico. Sugestões vindo desses três pontos ajudam a resolver todas as áreas.

Pergunta Juliana Baiocco para Luis Fernando Schmidt: Para que os eleitores possam saber as propostas dos candidatos. Quem comporia o seu governo, caso eleito?

Resposta Schmidt: Temos uma lógica de aliar as questões técnica e política. A técnica para elaborarmos grandes projetos e políticas para buscar recursos. Não temos nomes definidos, mas alguns que colocaremos são Sérgio Kniphoff, Eloede Conzatti, Marisa Bastos, engenheiros e arquitetos filiados e não filiados a partidos. Precisamos que os secretários políticos sejam assessorados por técnicos e vice-versa.

Réplica Juliana: Nossa proposta é compor o secretariado com quadro técnico, deixando as questões políticas para segundo plano. Discutiremos essa formação com a comunidade e entidades, para que nos apresentem uma lista de possíveis secretários pelo critério técnico. Enxugaremos os CC’s e valorizaremos os concursados.

Tréplica Schmidt: Nós temos outros nomes com experiência, como a Lília Jacques. E assim outros que não me constrangem em citá-los. Não queremos desmanchar nada do que foi construído em Lajeado pela comunidade ou descontinuar projetos. Temos que inovar, e elas têm lógica na ligação com Brasília, mas voltados para projetos, não a partidos.

Pergunta Marcelo Caumo para Juliana Baiocco: Gostaria que falasses um pouco dos teus projetos para o Esporte e o Lazer.

Resposta Juliana: Entendemos essa área ligada à Educação e Assistência Social. Nosso interesse é revitalizar todos os espaços públicos de lazer e recreação da cidade para que sejam reaproveitados. Hoje estão abandonados. Precisamos oportunizar lugares para que as famílias possam deixar seus filhos. Vamos incentivar os talentos locais em todas as áreas.

Réplica Caumo: Desde o primeiro programa apresentamos a duplicação do Parque dos Dick. Temos a proposta de executar o Parque Piraí, no bairro São Cristóvão. E nos esportes, queremos incentivar tanto na Copa, mas o surgimento de novos talentos também.

Tréplica Juliana: Nesse sentido entendemos a correlação das áreas e dos talentos para que todos sejam iguais. Entendemos a importância da possibilidade de termos a Copa aqui, mas precisamos ter noção de que isso é temporário e não podemos esquecer os outros setores.

Acompanhe
nossas
redes sociais