Promessa é resolver insuficiência de casas

Você

Promessa é resolver insuficiência de casas

Recursos serão buscados no governo federal

Por

Teutônia – Levantamento feito pela administração municipal em 2009 aponta uma carência de quase 400 residências no município em virtude do crescimento populacional. Durante o debate realizado pelo jornal A Hora nessa terça-feira, os candidatos Renato Altmann (PP) e Jonatan Brönstrup (PSDB) se comprometeram a resolver o problema.
tBuscando a reeleição, Altmann continuará o projeto iniciado neste ano que prevê a construção de 128 casas em um loteamento no bairro Canabarro. A obra é feita em parceria com a Caixa Econômica Federal, com investimento de R$ 7 milhões. Ressalta que há propostas para novos programas nesse sentido em parceria com o governo federal.
O plano do progressista contempla a construção de loteamentos em núcleos de diferentes bairros. As casas têm 43 metros quadrados e o condomínio conta com pavimentação.
Brönstrup critica a obra realizada pelo oponente, classificando-a como “eleitoreira”. Questiona o fato de ser entregue à população carente durante o período eleitoral, uma vez que durante oito anos no governo – Altmann foi vice-prefeito entre 2005 e 2008 – não houve obra parecida.
O tucano negociará terrenos ociosos do município com as famílias que buscam sair do aluguel. A busca de recursos federais, como o Minha Casa, Minha Vida, também constitui o plano de governo.

Duplicação da Via Láctea
Os adversários concordam que a ampliação de pistas na ERS-128 (Via Láctea) é difícil, mas prometeram intensificar as negociações com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e o governo estadual para a implantação de melhorias emergenciais.
Entre os projetos está a iluminação do perímetro urbano da rodovia e a substituição das rótulas atuais por estruturas fechadas – forçando os condutores a diminuírem a velocidade nos acessos aos bairros.

Pergunta livre entre candidatos
Pergunta de Renato Altmann para Jonatan Brönstrup: Não entendi muito bem até hoje uma situação que infelizmente acabou acontecendo (…). (…)A gente sabe que houve muitas forças ocultas que trabalhavam muito forte junto a Caixa RS para que Teutônia não conseguisse o financiamento para fazer a pavimentação da Linha Ribeiro. (…) Porque (…) o senhor não foi favorável ou foi contrário à pavimentação (…)?

Resposta Brönstrup: (…)Talvez (…) não esteja por dentro das questões que vêm acontecendo no nosso município. (…) Gostaria (…) que fosse citada uma obra(…) que esse vereador que hoje concorre à prefeito de Teutônia foi contra. (…) O único projeto ao qual você pediu para que fosse convocada uma sessão extraordinária, onde (…) eu estava na universidade(…).Porém, os projetos que não são constitucionais (…) como é o caso do projeto (…) para agora comprar as dentaduras para a nossa população (vota contra) (…).

Réplica Altmann: (…) Mudou o foco da resposta e não falou. (…) Houve um trabalho para que este financiamento não fosse aprovado na Caixa. Encaminhamos um projeto constitucional – (…) não sou perito em aprovar ou enviar projetos inconstitucionais (…). (…) Quando foi encaminhado o projeto para a pavimentação da Linha Ribeiro o vereador pediu para que o projeto ficasse baixado e nós tínhamos urgência (…). (…)No dia da votação não compareceu. Quem não comparece, no meu entender, é contrário.(…) Poderia estar em aula, mas tem obrigação (…). (…) recebe salário do município (…) e precisa ser condizente com isso.

Tréplica Brönstrup: (…) Me fiz presente em todos os meus compromissos públicos. Quem não está cumprindo (…) foi você não comparecendo ao debate na Rádio Tirol. (…) Estou disposto a comparecer (…) em todos os compromissos (…) . Inclusive se o debate for na sua casa(…). (…) gostaria que fosse citado um projeto ao qual eu fui contrário na sua administração.(…) Mas, também não vou concordar com as suas argumentações. Principalmente quando diz que não houve distribuição de dentadura (…).

Pergunta de Jonatan Brönstrup para Renato Altmann: A gente sabe da importância das questões da traumatologia na nossa região, e do nosso município (…). Também sabemos da importância de uma UTI no Hospital Ouro Branco, no bairro Languiru. Devemos trabalhar para que isso seja realidade. Eu gostaria de saber o por quê do fechamento do pronto atendimento 24 horas do bairro Canabarro.

Resposta Altmann: (…) Tu acabou de falar em traumatologia, em UTI. (…) Não consigo entender porque (…) levanta esses assuntos (…) em véspera de eleição e não levantava isso enquanto pessoas próximas do senhor faziam parte do governo Yeda (Crusius) (…). (…) Fico preocupado quando (…) fala na questão do pronto atendimento. (…) Que também vocês não sigam o modelo de fechar o hospital de Languiru(…). Nós precisamos de um hospital forte no município. (…) Me estranha o fato de (…) a saúde estranhamente passou a ficar ruim a partir do momento do rompimento. (…) quando houve o rompimento a saúde de Teutônia começou a não prestar mais (…).

Réplica Brönstrup: Você (…) se contradiz muitas vezes quando fala do
nosso do PSDB no governo do estado. (…) Foi o governo que encaminhou os recursos para a construção da Estrada Velha. (…). Nós precisamos saber porque o senhor não respondeu a pergunta? Porque fechou o pronto atendimento 24 horas? (…) Você deve lembrar de uma placa que você tinha na sua casa, que (…) traria o hospital de volta e até hoje nada. (…) O hospital do bairro Canabarro nós sabemos que é inviável. (…) Queremos é abrir o pronto atendimento 24 horas para a população do bairro Canabarro (…).

Tréplica Altmann: Primeiro eu quero agradecer que o senhor confirmou de novo que eu moro em Teutônia. O senhor tem mania de espalhar no município que eu não moro em Teutônia. (…). (…) A partir dos últimos dias, meu opositor, eu assumi um desafio. (…) Nós também vamos ampliar o atendimento do nosso pronto atendimento 24 horas (…) no momento em que entrarem (…) os valores devidos pelo ex-prefeito Ricardo (Brönstrup) e pelo ex-prefeito Elton Klepker (…) na ordem de R$ 1,8 milhão. (…) Com esses recursos (…)eu assumo esse compromisso, reabrindo (…) ou ampliando o horário do pronto atendimento 24 horas no bairro Canabarro.

Acompanhe
nossas
redes sociais