Candidatos priorizam medidas contra cheias

Você

Candidatos priorizam medidas contra cheias

Propostas foram sucintas e pouco detalhadas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

aOs moradores de áreas alagáveis terão um alento para os próximos quatro anos. Os candidatos José Iran Maria (PMDB), César Marmitt (PP) e Jorge Siebenborn (PDT) se comprometeram em buscar soluções para evitar os transtornos causados pelas enchentes. As propostas são diferentes e pouco detalhadas.

A administração municipal encontra dificuldades para realocar as pessoas atingidas. pelas cheias Muitas residem próximo do rio, o que facilita a invasão das águas em períodos de chuvas intensas.

José Iran afirmou que com o plano diretor foi possível identificar as áreas de expansão e de desenvolvimento urbano. Novos loteamentos serão construídos nestes locais e serão destinados, principalmente, para a realocação dessas famílias. Sem se ater a detalhes, diz que o município pode se beneficiar com um projeto federal para conter as enchentes.

Para Marmitt, a principal maneira de evitar a realocação de famílias é fazendo uma permuta. Há uma lei que permite os moradores destas áreas a trocarem o terreno alagadiço por uma casa em terreno popular. O espaço próximo do Rio pode ser transformado em área de preservação permanente.

A ideia do progressista é compartilhada por Siebenborn. Mas, ele vai além: quer montar uma estratégia que julga mais eficiente para a realocar estas famílias em locais adequados, quando atingidas pelas enchentes. A equipe responsável por esse trabalho será ampliada.

Terrenos irregulares

Outro problema enfrentado pelos moradores é a falta de escrituras de grande parte das residências. Muitos loteamentos foram criados há mais de 20 anos e os loteadores não entregaram esse documento. A maioria tem só o contrato de compra e venda, impedindo os financiamentos para melhorias.

O candidato da situação reconhece o transtorno. Ressalta, quando o município foi emancipado, a regularização não era uma prioridade de nenhuma das partes. Conforme José Iran, desde o início desta gestões, Justiça e moradores se reúnem para encontrar uma solução, mas o número de divergências com loteadores e vizinhos alonga o processo.

Marmitt se propôs a auxiliar os moradores a conversar com o Ministério Público, a fim de regularizar os terrenos. Em seu governo, se comprometeu a evitar que loteamentos irregulares sejam construídos. Segundo Siebenborn, os prefeitos eleitos desde 1993 prometeram uma solução, mas nada fizeram. Como uma maneira de ajudar a população, criará o programa More Legal, no qual regularizará todos os terrenos.

Confira as respostas para as propostas apresentadas pelo jornal A Hora, no debate realizado nessa quinta-feira.

Acompanhe
nossas
redes sociais