Exame indicará se bebê está com Gripe A

Notícia

Exame indicará se bebê está com Gripe A

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O bebê de 40 dias suspeito de estar com a influenza H1N1 está inter­nado desde a quinta-feira, dia 30, com o quadro respiratório grave. Se for confirmada contração do vírus ele será o primeiro caso deste ano no estado.

No início da semana passada o menino foi levado pela família a um posto de saúde da região com sintomas de resfriado, após quatro dias foi internado na UTI pediátrica, onde foram realizados diversos exames, evidenciando bronquiolite viral e pneumo­nia. A amostra foi coletada para exame laboral e a criança medicada. Na tarde de ontem em boletim médico do Hospital Bruno Born responsáveis clíni­cos anunciaram que o bebê apresentou melhora.

Pessoas devem vacinar-se

vacinasConforme o coordenador regional de saúde, Fábio Fischer, as pessoas estão despreocupadas com o vírus H1N1 na região. Na Coordenadoria Regional de Saúde em Lajeado mais de 100 mil am­polas para vacinas esperam para serem usadas pelos municípios da região.

Há dois meses iniciaram-se as aplica­ções das vacinas contra a gripe A para os grupos de risco. Esses foram divididos por prioridades e estão sendo imunizados por etapas de acordo com a avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Devido à baixa procura os grupos que fo­ram chamados, como gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e crônicos, podem continuar procurando os postos de saúde mais próximos de suas casas e solicitar a vacina.

O que assusta os profissionais de saúde é que a procura pela imunização tem sido baixa em relação às expec­tativas. Em Lajeado, município mais populoso do Vale, são 36.151 pessoas a serem vacinadas considerando todas as etapas. Nas três primeiras, foram aproximadamente 6.645 imunizados dentro do público-alvo de 22.651. Da meta de 900 vacinações diárias têm sido aplicadas apenas 500.

Acompanhe
nossas
redes sociais